Pular para o conteúdo principal

Resenha do Filme "Filhos do Silêncio".

         No filme filhos do silêncio pude fazer algumas observações com relação ao processo educacional a primeira coisa que me chamou a atenção, foi a separação do surdos em sala diferenciada dos demais alunos, a trama se deu da seguinte forma, um professor foi chamado para dar aulas de oralização para surdos foi quando ele começou a analisar a servente da escola que era surda pois ela parecia bem inteligente, ele acreditava que se ela conseguisse fazer leitura labial é falar seria melhor para a socialização dela com o mundo. Então começou um dilema porque ela já sabia oralizar mas não contava para o professor, pelo fato de quando ela era criança foi muito descriminada quando tentava falar achava sua voz feia a verdade é que ela teria sofrido muito durante sua vida por conta da surdez, então preferiu ficar no seu silêncio. A atriz protagonista do filme, que era a servente da escola foi criada até os seus sete anos de idade como se fosse louca, ou seja, nessa época acreditava que a surdez era doença. O objetivo do professor era os de ensinar os seus alunos à aprender a fazer leitura labial, apresentação de danças, representação do mundo e falar. Entretanto o preconceito era muito forte na sociedade, as famílias não aceitavam o fato de ter um de seus membros surdo os pais achavam que tinham errado em alguma coisa, como foi no caso a atriz protagonista é o espaço no mercado de trabalho era restrito limitado a atividades com pouca representação intelectual e conseguintemente pouco prestigio na sociedade. Todas essas questões que foram tratadas no filme, foram esclarecidos e tiveram melhor entendimento com a leitura da apostila à qual aborda a historia da língua de sinais e como se deu o processo educacional e outros temas relevantes aos surdos. Em 11 de Setembro de 1880, houve uma conferencia entre vários países onde foi decidido que a partir daquele dia seria proibida a língua de sinais nas escolas. Essa proibição foi um marco trágico para os surdos por serem obrigados a oralizar. Atrasando assim seu processo natural de aprendizagem por cem anos. Apenas em dois países que não aceitaram a proibição da língua de sinais, que foram: Grã-Bretanha e Estados Unidos, foi onde a educação conseguiu se desenvolver para os surdos, os quais alcançaram lugares privilegiado na sociedade. Nos dias atuais teria que haver uma espécie de consenso entre ouvintes e surdos buscando sempre a melhor solução, para quebrar esse paradigma hegemônico que sempre esteve presente na história do surdo, entretanto, valorizando em primeiro lugar a subjetividade do surdo, então encontraremos os processos metodológicos didáticos necessários para a facilitação da construção do conhecimento, contudo o surdo conseguirá conquistar seu espaço na sociedade que é de direito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indialismo

Quem examina a historiografia brasileira oitocentista reconhece-lhe logo certa imbricação com a literatura. De fato, inicialmente subordinada como gênero literário, ela viu o seu nascimento coincidir com o processo de autonomização crescente de seus pressupostos e de sua poética. Assim, é na medida em que se constitui como discurso peculiar, que a historiografia produz a sua própria gênese moderna. (PUNTONI, 2003, p. 634) O Indianismo, com sua idealização, valorização e invenção do índio, esteve presente em obras produzidas desde o Brasil Colônia. Autores do Arcadismo, no século XVIII, como Basílio da Gama, que publicou em Lisboa Uraguai (1769) e Santa Rita Durão, com Caramuru (1781), já traziam à tona essas imagens sobre os índios. Contudo, “o Arcadismo realizou a representação do índio palatável ao gosto ocidental [...]. Descobria-se que a imagem domesticada substituía com vantagens a incômoda realidade étnica brasileira, selvagem e plural.” (AMOROSO; SÀEZ, 1998, p. 239). No século ...

Bullying

INTRODUÇÃO Diante de tantas transformações que ocorrem no mundo globalizado que vivemos, junto a essas mudanças encontramos problemas sérios que necessitam de solução imediata. Dentre esses problemas temos o comportamento bullying, que é fato não só no âmbito escolar bem como em todas as esferas sociais. Diante disso, nosso anteprojeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar com base em alguns pressupostos teóricos dentre eles SILVA, se a arte tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e social dos que são vítimas do bullying na escola. Para isso propomos uma metodologia inicial, onde a investigação se dará em cinco escolas de Macapá o que possibilitará a confirmação ou o falseamente das hipóteses levantadas. MARCO TEÓRICO O Bullying é um fenômeno tão antigo quanto a própria instituição denominada escola. No entanto, o tema só passou a ser objeto de estudo cientifico no início dos anos 70. Começou na Suécia onde grande parte da sociedade demonstrou preocupações com a viol...